DIRETORIA DO SINDOJUS REUNI-SE COM OFICIAIS DE JUSTIÇA E DEMAIS SERVIDORES DA COMARCA DE PEDRO II

Na manhã do dia 29 de janeiro do fluente ano, a diretoria do SINDOJUS, acatando solicitação dos abnegados oficiais de justiças Francisco Alves de Castro e Joaquim Alves da Silva, compareceu í  comarca de Pedro II para reunião com os filiados.

Inicialmente, os diretores do SINDOJUS constataram que o fórum da comarca não oferece qualquer estrutura mí­nima de trabalho para os oficiais de justiças, não dispondo de espaço fí­sico adequado, equipamentos de informática para certificação e material de expediente. Atualmente para realizarem seus atos de ofí­cios (certidões e autos), se utilizam do espaço da cozinha do imóvel, onde compartilham o espaço juntamente com o arquivo da Vara íšnica da comarca. Por conta dessa omissão do TJ, em oferecer condições dignas de trabalho aos seus servidores, os atos praticados pelos oficiais de justiças ali lotados são exarados, anacronicamente, de forma manuscrita.

No decorrer da reunião os diretores do sindicato fizeram explanação dos pleitos especí­ficos da categoria, abortando, dentre outros, Indenização de Transporte, Periculosidade, passivo referente ao processo da progressão, precatório do IAPEP, reajuste do subsí­dio 2015, curso de seguranças e português jurí­dico, aquisição de instrumentos de proteção como coletes balí­sticos e jaquetas funcionais. Na oportunidade o presidente da entidade, Maércio Maia, anunciou a construção do hotel de trânsito, acolhendo reivindicação dos filiados do interior.

Uma outra situação bastante preocupante, oriunda do êxodo de servidores do judiciário piauiense, é a insuficiência de oficiais de justiças na comarca de Pedro II. Atualmente apenas dois OJ"™s, de maneira desumana, respondem pela Vara íšnica e Juizados Especial, sendo que a comarca possui jurisdição sobre os municí­pios de Domingos Mourão, Milton Brandão e Lagoa de São Francisco.

Na oportunidade os oficiais de justiças denunciaram que muitos mandados de intimação para audiência estão sendo cumpridos, repetidas vezes, sem que a audiência seja realizada, uma vez que a comarca não dispíµe de juiz titular, sendo que tal fato tem gerado prejuí­zos tanto ao jurisdicionado, que tem que se deslocar até ao prédio do Fórum, como para os OJ"™s que realizam diligências inúteis, ocasionando despesas desnecessárias.

Aproveitando a produtiva visita, os diretores da entidade reuniram-se com os demais servidores lotados na comarca onde fora discutido a tenebrosa conjuntura por que passam os servidores efetivos do judiciário piauiense.

Os servidores manifestaram bastante indignação í s atuais condições salariais e de trabalho a que estão submetidos os servidores do TJPI, declarando apoio incondicional í s medidas a serem adotadas pelas entidades sindicais no sentido de transformar essa realidade salarial aviltante no âmbito do judiciário piauiense, pois é inaceitável assistirmos passivamente o orçasmento 2015 ser destinado na totalidade em atender os pleitos dos magistrados.