EJUD/TJ-PI realiza I Jornada Científica do Judiciário Piauiense em dezembro

A Escola Judiciária do Tribunal de Justiça do Piauí (EJUD/TJ-PI), realiza nos dias 18 e 19 de dezembro a I JORNADA CIENTÍFICA DO JUDICIÁRIO PIAUIENSE”, no Auditório do Tribunal de Justiça do Piauí, em Teresina.

A referida Jornada contará com a presença de magistrados, membros do Ministério Público e da Defensoria Pública, advogados, servidores do Poder Judiciário e estudantes da área jurídica.

O objetivo do evento é promover a difusão e integração dos conhecimentos sobre os novos desafios do Judiciário no contexto da modernidade e abordagem simbólica aos 30 ANOS DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DO BRASIL.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas até dia 11 de dezembro de 2018 na sede do SINDOJUS ou através do link disponibilizado no site do TJPI. Também será necessário para participar da Jornada a entrega de 1kg de alimento não perecível à EJUD/TJ-PI, no primeiro dia do evento.

No evento haverá sorteio de livros e brindes.

PARTICIPE!

DIA 18 DE DEZEMBRO de 2018  - TERÇA FEIRA

8h – Credenciamento

9h - Abertura

9:15h – Conferência de Abertura - “PROCESSO CIVIL MODERNO: ASPECTOS CONSTITUCIONAIS”

Palestrante: Dr. Fábio Victor Da Fonte Monnerat - Procurador Federal (AGU).

Presidente da Mesa: Desembargador Erivan Lopes

Debatedor: Desembargador Olímpio José Passos Galvão

Mediador: Juiz Antônio Francisco Gomes Oliveira

11h – Conferência - “DETECÇÃO DE MENTIRAS EM INTERROGATÓRIOS NAS AUDIÊNCIAS JUDICIAIS – TÉCNICAS CONTEMPORÂNEAS”

Palestrante: Prof. Thompson Cardoso (palestrante renomado, com mais de 30 anos de experiência na área de Segurança e Inteligência -Pós Graduado na UNISINOS).

Presidente da Mesa: Desembargador Edvaldo Pereira de Moura

Debatedor: Desembargador Haroldo Oliveira Rehem

Mediador: Juiz João Gabriel Furtado Baptista

INTERVALO

14h – Conferência - “SUPERENDIVIDAMENTO FAMILIAR E O PODER JUDICIÁRIO”

Palestrante: Dr. Paulo Augusto Franco de Alcântara – pesquisador da FGV ( Doutor em Antropologia Cultural -UFRJ; Mestre em Sociologia e Direito -UFF)

Presidente da Mesa: Desembargador Ricardo Gentil Eulálio Dantas

Debatedor: Dr Alci Marcus Ribeiro Borges

Mediador: Juíza Melissa de Vasconcelos Lima Pessoa

16h – Conferência: “30 ANOS DE CONSTITUIÇAO: ASPECTOS ATUAIS DO CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE”

Palestrante: Dr. Alexandre Dartanhan de Mello Guerra (Doutor e Mestre em Direito Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pós-graduado em Direito Público pela Escola Paulista da Magistratura. Juiz coordenador da Escola Paulista da Magistratura na 10ª Região Administrativa Judiciária do Estado de São Paulo )

Presidente da Mesa:Desembargador Fernando Lopes e Silva Neto

Debatedor: Desembargador José Ribamar Oliveira

Mediadora: Juiz Thiago Aleluia Ferreira de Oliveira

DIA 19 DE DEZEMBRO DE 2018 – QUARTA FEIRA

8:30h – Conferência: “INSTITUCIONALIZAÇÃO DA POLÍTICA JUDICIÁRIA NACIONAL DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA A MULHER: CONTEXTO E DESAFIOS”.

Palestrante: Conselheira Daldice Maria Santana De Almeida - CNJ (Graduado em Direito pela Universidade Federal da Bahia (1986). Atualmente é Desembargadora Federal - Tribunal Regional Federal da 3ª Região e Conselheira do Conselho Nacional de Justiça).

Presidente da Mesa: Desembargador José James Gomes Pereira

Debatedor: Leina Monica Temóteo de Sousa

Mediador: Juiz Manoel de Sousa Dourado

10h – Conferência: “GERENCIAMENTO DE PRECEDENTES NAS CORTES DE JUSTIÇA”