SINDOJUS-PI
Sindicato dos Oficiais de Justiça Avaliadores do Piauí
.

Dicas para uma boa saúde pela Dra. Rayza Pureza

Pensando no bem estar dos Oficiais de Justiça do Piauí, seguem abaixo dicas da Dra. Rayza Pureza, filha de nosso colega Paulo Barbosa, em temas relacionados à Cardiologia:

O tratamento não medicamentoso da Hipertensão Arterial Sistêmica se baseia em 5 pilares:

✅ Controle Ponderal: a perda de peso é a medida não medicamentosa com maior impacto na redução do peso. A cada 5% de peso reduzido você tem uma redução em 20-30% na PA.

✅ Medidas Nutricionais: o sucesso do tratamento da Hipertensão com medidas nutricionais depende da adoção de um plano alimentar saudável e sustentável.

✅ Prática de Atividades Físicas: A prática regular de atividade física pode ser benéfica tanto na prevenção quanto no tratamento da Hipertensão, reduzindo ainda a morbimortalidade cardiovascular. Indivíduos ativos apresentam risco 30% menor de desenvolver Hipertensão que os sedentários, e o aumento da atividade física diária reduz a Pressão arterial.

✅ Cessação de Tabagismo: O tabagismo aumenta o risco para mais de 25 doenças, incluindo doenças cardiovasculares. O hábito de fumar é apontado como fator  negativo no controle de hipertensos e na interrupção do uso de medicamentos anti-hipertensivos.

✅ Controle de Estresse: técnicas de meditação e relaxamento podem ser usadas para o controle do estresse, o que resulta em melhora dos níveis pressóricos.

Gostou do tema?

Para mais dicas, a Dra. Rayza disponibiliza mais informações em seu perfil no Instagram: https://www.instagram.com/tv/CFvDD6rjc6P/?igshid=mkoc2ivhro5z