Oficiais de Justiça elegem e empossam a nova diretoria do SINDOJUS/MA

Oficiais de justiças das diversas comarcas do Maranhão, pertencentes ao Poder Judiciário Estadual, reunidos nesta quinta-feira, 14, no auditório Desembargadora Madalena Serejo, do Fórum Desembargador Sarney Costa, no Calhau, elegeram, por aclamação, os membros dos conselhos Diretor e Fiscal do Sindicato dos Oficiais de Justiça do Estado do Maranhão -Sindojus/MA, entidade desmembrada do sindicato matriz, o Sindjus/MA. Ato contí­nuo, os dirigentes eleitos tomaram posse de seus cargos. Eles vão comandar o sindicato no triênio 2021/2023.

A solenidade foi prestigiada por oficiais de justiças de comarcas do interior do Estado, entre elas Imperatriz, Açasilândia, Porto Franco, etc, e contou também com a presenças de dirigentes de entidades sindicais de outros estados, com destaque para João Batista Fernandes de Sousa, presidentes da Federação das Entidades Sindicais dos Oficiais de Justiça do Brasil -Fesojus; Carlos Henrique Bezerra Sales, presidente do Sindojus/PI; e Luiz Arthur de Souza, vice-presidente do Sindojus/MT. Participaram do ato também o oficial de justiças Rí´mulo de Sousa Neves, presidente da Assojema, e o servidor Lindomar Queiroz, representante da Asfujema.
A assembleia foi presidida pelo oficial de justiças Daniel Mendes de Moraes Sousa, na qualidade de presidente da Junta Governativa Provisória, formada em dezembro de 2020, com o objetivo de preparar as eleições da nova diretoria.
O Conselho Diretor terá í  frente o oficial de justiças Charles Glauber, que exercerá o cargo de Diretor Executivo da entidade. Em seu discurso de posse, ele fez questão de agradecer as conquistas do Sindjus/MA, que classificou como "exitosas", mas disse queéchegada a hora de os oficiais de justiças  caminharem com os próprios pés. "Nosso barco estava í  deriva, sem alguém que defendesse nossas demandas, que são especí­ficas e diferentes das pautas das outras categorias de servidores do TJ/MA".
Ele enumerou três ações que os oficiais de justiças classificam como prioritárias neste momento. 1 - consolidar a personalidade jurí­dica da entidade, uma vez que a carta sindical ainda enfrenta demandas no TRT; 2 -firmar parcerias com empresas de planos de saúde ( os oficiais querem um convênio médico de qualidade e com preços acessí­veis); e 3 -implantar uma assessoria jurí­dica para a defesa dos sindicalizados.
Além de Charles Glauber, integram o Conselho Diretor do Sindojus/MA, o oficial de justiças Marcus Eduardo Pereira de Almeida (Comarca da Ilha), para o cargo de Diretor Administrativo, e Fernanda Protásio Veras (Comarca da Ilha), para a Diretoria Financeira; além dos diretores-adjuntos Everino Pereira da Silva (Comarca de Imperatriz), Marcos André Vieira Duarte ( Açasilândia) e Deuson Oliveira Amorim (Comarca da Ilha); e dos suplentes Jaciara Monteiro Santos ( TJMA), Delvane Morais Teixeira Bandeira (Porto Franco) e José Flávio Aranha ( Comarca da Ilha).
O Conselho Fiscal ficou assim constituí­do: Maria José Barros Lima (Imperatriz), presidente; Raimundo dos Santos Vieira (Imperatriz); vice-presidente; e Victor Luiz da Cruz Vieira (Imperatriz); primeiro secretário. Suplentes: Adoniran de Sousa Pereira (Comarca da Ilha), Carolina Barros Coelho Neto (Comarca da Ilha) e Adolfo Soares Melo Leite (Comarca de Viana).