Dia do Oficial de Justiça: Ameaça e violência contra mulher são as maiores demandas dos Oficiais de Justiça do TJ-PI

Um levantamento feito pelo Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (STIC) do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), mostra que de janeiro a 15 de março de 2024 foram cumpridos 64.150 mandados. O número é bem próximo ao mesmo período de 2023, quando foram cumpridos 64.242 mandados.

Segundo os dados, os dois temas que mais demandaram mandados em 2024 foram ameaça, 7.649 cumprimentos e violência contra a mulher, com 6.790 cumprimentos. Em 2023, os dois temas também foram os mais demandados, com 7.659 para ameaça e 6.539 para violência contra a mulher.

O quadro abaixo traz detalhes de todos os temas e da quantidade de mandados cumpridos nos três primeiros meses iniciais de 2023 e 2024.

Para o presidente do Sindicato dos Oficiais de Justiça Avaliadores do Piauí (Sindojus-PI), Carlos Henrique Bezerra Sales, os números mostram a efetividade do serviço prestado pela categoria em prol de uma justiça mais célere. “Uma categoria essencial para o judiciário brasileiro, o elo entre a justiça e o cidadão que precisa dessa proximidade com a justiça”, destacou o presidente.

Dia do Oficial de Justiça
Sobre o 25 de março, data em que é comemorado o Dia Nacional do Oficial de Justiça, o presidente destacou que o trabalho do Oficial de Justiça é uma tarefa árdua, os desafios são diários. “São quase 400 Oficiais de Justiça para 224 municípios piauienses, um trabalho que merece reconhecimento da categoria como uma função essencial para o estado e neste dia, em nome do Sindojus-PI, parabenizo todos os Oficiais de Justiça do Brasil, em especial os que fazem a justiça Piauiense”.

O presidente do TJ-PI, desembargador Hilo de Almeida, evidencia que “é no cumprimento de cada mandado que a justiça se torna efetiva, pois é o momento em que cada cidadão toma conhecimento de suas demandas junto ao Judiciário”. “Parabenizo a todos que os profissionais que integram essa categoria que tão bem tem representado nosso sentimento de levar a justiça até onde o povo está. Todo o meu respeito e a minha admiração a cada oficial e a cada oficiala de justiça de nosso Tribunal”, concluiu.

 

*com informações do TJPI