Sindojus-PI conquista o direito ao protetor solar no cumprimento dos mandados

Com objetivo de proporcionar proteção solar aos Oficiais de Justiça do Piauí que “faça chuva ou faça sol” (no caso do Piauí muito sol) estão trabalhando, o Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJPI) deverá fornecer protetores solares aos servidores. O fornecimento do filtro solar é uma ferramenta de proteção para os Oficiais de Justiça que enfrentam o sol intenso, no Piauí.

No ano passado, o Sindojus-PI chegou a compartilhar nas redes sociais a realidade dos Oficiais de Justiça do Interior que precisam percorrer longas distâncias para cumprir os mandados durante o B-R-O BRÓ, período em que os termômetros chegam a registrar temperaturas de até 40ºc e a umidade pode ficar abaixo dos 20%, condições que segundo Organização Mundial de Saúde, oferecem risco à saúde humana.

“Ultimamente tem sido muito difícil devido a intensidade do sol, saio de casa às sete da manhã e cumpro mandados até às 17 horas, inclusive, teve um dia, por volta das 15h30, eu tive que parar meu trabalho porque estava passando mal. Mesmo com o uso do protetor solar, uso de roupas que cobrem todo o corpo, botas a gente se protege do sol, mas não do calor, por isso, a fadiga, cansaço. Ao final do dia, o corpo começa a dar sinais do quão desgastante foi o dia”, destacou o Oficial de Justiça Ítalo Alberto, da comarca Cocal do Piauí.

O processo de licitação para a compra dos filtros solares já foi encerrado e nos próximos dias os Oficiais de Justiça terão esse Epi tão importante para a saúde e desempenho do trabalho.

“O reconhecimento e a realização da licitação para compra de protetores solar pelo TJPI é motivo de orgulho, pois trata-se da sensibilidade do Tribunal de reconhecer as condições de trabalhos que nós, Oficiais de Justiça, somos diariamente expostos”, destacou o Presidente do Sindicatos dos oficiais e Avaliadores do Piauí (Sindojus-PI).