Sindojus-PI inaugura galeria de presidentes

O Sindicato dos Oficiais de Justiça Avaliadores do Estado do PI (Sindojus-PI) inaugurou, nesta quinta-feira(10), a  Galeria dos Presidentes do Sindojus-PI como forma de contar a história do Oficialato piauiense. A solenidade de inauguração aconteceu na sede do Sinsdojus (PI),  Rua Mato Grosso, bairro Cabral, com a presença de diversas autoridades.

Depois de pesquisas em documentos antigos e relatos orais,  o Sindojus-PI conseguiu mostrar de forma cronológica os onze presidentes que já estiveram à frente do Sindicato, desde a criação em 2011. Antes da união dos Oficias como categoria organizada, os servidores da Justiça buscavam seus direitos de forma isolada, mas com o passar dos anos e os desejos comuns resultou na criação da Associação dos Oficiais de Justiça.

Os Oficiais Luiz Gonzaga de Carvalho; Francisco das Chagas Queiroz; Antônio José da Silva; Edmilson Bispo Cardoso; Francisco Alves dos Santos; João Pereira da Silva; Hélio Calvante; Odeilton Nunes; José Wgilson; Raimundo Furtado; João Batista; Raimundo Soares de Carvalho; Antônio José da Silva; Jurandir da Costa Silva; Cristiano Melão Ribeiro; Edmilson Bispo Cardoso; João Tomaz de Oliveira; Francisco das; Chagas Miranda de Moura; Francisco Alves dos Santos; Benedito Ferreira Lopes; João Soares da Silva, foram os nomes que fortaleceram a categoria, ainda como associação.

Antes de 1989, não existe nenhum registro oficial que mostra a atuação dos Oficiais como associação ou categoria organização, mas os documentos  encontrados pelo Núcleo de Memória do Sindojus-PI revelam o registro de duas chapas para presidência da Associação dos Oficiais de Justiça, em 27 de outubro de 1989. A chapa 01 tinha como presidente João Pereira da Silva e a chapa 02 Antônio José da Silva. A eleição foi realizada em 07 de novembro, e tinha como presidente da Comissão Eleitoral, Antônio Peres Parente. Nesta disputa quem levou a melhor foi Antônio José da Silva, chapa 02.

Durante a solenidade de entrega, o presidente do Sindojus-PI, Carlos Henrique Bezerra Sales destacou “viver o presente sem o devido reconhecimento de quem trabalhou para a melhoria da categoria de Oficiais de Justiça no passado é deixar de lado todo o esforço e a dedicação de quem ficou a frente da entidade na busca da valorização da nossa função”.

Os onze presidente que estão na galeria desde da criação do Sindojus-PI são:

João Pereira da Silva

Antônio José da Silva