Sindojus-PI leva demandas à Defensoria Pública para eficácia no cumprimentos de citações e intimações

Representantes do Sindicato dos Oficiais de Justiça Avaliadores do Estado do Piauí (Sindojus-PI) estiveram reunidos na última terça-feira(16) com a Defensora Pública Geral do Estado do Piauí, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior. O encontro aconteceu no edifício-sede da Defensoria Pública do Piauí, em Teresina, e teve como objetivo buscar soluções das demandas dos oficiais de justiça envolvendo o cadastro de informações de endereços nos processos acompanhados pela Defensoria Pública, o que possibilitará aos oficiais de justiça informações que serão utilizadas para realizarem o seu trabalho de forma mais célere e eficiente.

O Sindojus-PI levou até a Defensoria do Estado algumas dificuldades que são enfrentadas no cumprimento de citações e intimações em processos acompanhados pela DPE/PI, relacionadas aos endereços das pessoas assistidas pela Instituição, o que acarreta em uma maior morosidade na realização das atividades.

Lucas Pádua, diretor jurídico do Sindicato dos Oficiais de Justiça, explica que o encontro buscou apresentar alguns pleitos, como forma de dar maior celeridade no cumprimento de mandados. “Às vezes recebemos mandados que possuem somente o endereço com o nome de uma rua, sem informação adicional, ou número. E nós demos sugestões que poderão facilitar a gente encontrar esses endereços. Além disso, demos algumas outras sugestões para localidades do interior, e que não possuem nome de ruas, onde as pessoas só se conhecem pelos apelidos, ou pelo nome dos pais, e se você não tiver esses nomes, você não consegue encontrar a pessoa. Então esse tipo de elemento, que muitas vezes não vem no mandado, ajuda bastante a localizar uma pessoa. O judiciário piauiense tem muito a ganhar com isso, porque quanto mais efetivo os mandados forem, mais os processos terão celeridade, e mais efetividade, que é o que todo mundo busca, o Judiciário, a Defensoria Pública e os demais órgãos e instituições”, afirmou.

Guilherme Cerqueira, diretor de comunicação do Sindicato dos Oficiais de Justiça falou sobre os temas tratados durante o encontro. “Estamos tentando melhorar a comunicação entre a Defensoria Pública e os oficiais de justiça, sugerindo algumas regras de cadastro com algumas informações, para que levem a gente a localizar as pessoas de forma mais fácil, conseguindo assim dar cumprimento aos mandados de forma mais efetiva. Porque determinadas informações que poderiam constar facilitam o trabalho, e buscando isso é que a gente veio aqui”, disse.

A Defensora Pública Patrícia Ferreira Monte Feitosa, Diretora de Primeiro Atendimento da Defensoria que participou da reunião falou sobre o encontro realizado, e destacou a importância do diálogo com a categoria visando a melhoria na prestação dos serviços. “Recebemos a visitas dos oficiais de justiça, Lucas e Guilherme, representantes do Sindicato de Oficiais de Justiça do Piauí, que nos trouxeram ideias para melhorar a prestação dos serviços dos nossos usuários relativos às citações e intimações. Considerei bastante válido, e já irei implementar no Primeiro Atendimento Cível, pois, é do nosso interesse que não haja obstáculos ao regular prosseguimento de nossas ações, colaborando para o resultado mais útil e eficaz de nossas demandas. E ressalto a importância de iniciativas como estas dos servidores Oficiais de Justiça em nos trazer sugestões, pois demonstra zelo pelo serviço e respeito ao usuário da DPE/PI”, afirmou.

A Defensora Pública Geral do Piauí, Carla Yáscar Belchior, avalia a troca de informações com os representantes do Sindicato de Oficiais de Justiça do Piauí. “Recebemos as demandas dos oficiais de justiça e acreditamos que será possível implementar nas informações constantes nas citações e intimações. Os representantes se comprometeram a oficiar a Defensoria para detalhar o pleito trazido na reunião de hoje, e logo em seguida as sugestões serão compartilhadas com toda a equipe da Defensoria, haja vista ser nosso compromisso contribuir para o efetivo cumprimento dos mandados e consequentemente para a celeridade dos processos nos quais os interesses dos nossos assistidos estão envolvidos. A Defensoria Pública está sempre pronta para colaborar nesse sentido, visando facilitar o desenrolar dos processos para que possamos dar aos nossos assistidos e assistidas uma resposta cada vez mais célere às suas demandas”, concluiu.

*COM INFORMAÇÕES DA DEFESORIA PÚBLICA DO ESTADO DO PIAUÍ