Oficiais de Justiça do Piauí enfrentam altas temperatura do B R O BRÓ para cumprir mandados 

O período mais quente no estado do Piauí é conhecido popularmente como B R O BRÓ. Seis letras que parecem até estranhas para quem não é do Piauí, mas não tem nada de ministério. O termo faz referência aos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro. Durante esses quatros meses, os termômetros chegam a registrar temperaturas de até 40ºc e a umidade pode ficar abaixo dos 20%. Essas condições, segundo Organização Mundial de Saúde, oferecem risco à saúde humana, já que a umidade ideal do ar é acima dos 60%.

Mesmo diante das condições climáticas, o Oficial de Justiça, não deixa de cumprir sua missão de servir a sociedade. Debaixo do sol quente e muito calor, Ítalo Alberto, percorre mais de 300 quilômetros por dia entre o município que mora, Piripiri,  e o local que  cumpri mandados, zona rural do município Cocal do Piauí.  

As diligências são cumpridas em cima de uma motocicleta e são organizadas por áreas para maior efetividade e evitar longos períodos exposto ao sol, sempre com uso do protetor solar, roupas longas e muita água. Mesmo com todos os cuidados, o Oficial de Justiça relata que tem dificuldade para cumprir os mandados devido às condições climáticas durante o B R O BRÓ “Ultimamente tem sido muito difícil devido a intensidade do sol, saio de casa às sete da manhã e cumpro mandados até às 17 horas, inclusive,  teve um dia, por volta das 15h30, eu tive que parar meu trabalho porque estava passando mal. Mesmo com o uso do protetor solar, uso de roupas que cobrem todo o corpo, botas a gente se protege do sol, mas não do calor, por isso, a fadiga, cansaço. Ao final do dia, o corpo começa a dar sinais do quão desgastante foi o dia”, destacou Ítalo Alberto. 

A médica dermatologista, Safira Leal Luz faz um alerta aos Oficiais de Justiça que precisam enfrentar o sol quente “longas exposições ao sol pode causar, manchas queimaduras e até câncer de pele, por isso, é muito importante o uso de proteção, no mínimo 30, reaplicar a cada três horas e principalmente no rosto, colo e braços, usar roupas leves e longas, além de ter muito cuidado com exposição solar entre as 10 da manhã e às 16 horas”, destaca a médica.