Sindojus-PI é o único sindicato do país com comissão voltada a servidores com autismo

Hoje, 02 de abril, é o dia mundial de conscientização do autismo. A data tem o objetivo de disseminar informações sobre o espectro e acabar com a discriminação e o preconceito que cercam as pessoas afetadas pelo transtorno.

O autismo afeta uma em cada 100 crianças em todo o mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Apesar de ter leis nas esferas federais, estaduais e municipais que protegem e garantem as pessoas autistas, ainda assim, várias pessoas são vítimas de preconceito.

O caso mais recente, de repercussão nacional, é do deputado estadual do Piauí Franzé Silva. O parlamentar, no mês passado, denunciou à Polícia Civil que seu filho, um menino de 6 anos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), foi vítima de discriminação pelo pai de outra criança, na brinquedoteca de um restaurante, em Teresina.

Neste contexto, o Sindicato dos Oficiais de Justiça e Avaliadores do Estado do Piauí (Sindojus-PI) possui uma comissão da interna “Quem Ama Cuida”, voltada especialmente para atender servidores e/ou seus dependentes que necessitem de apoio administrativo e/ou jurídico nos casos que envolvam a defesa da pessoa com TEA. A Comissão foi criada no ano de 2022 e tem como presidente o Oficial de Justiça, D’lamare Amorim.

A comissão “Quem Ama Cuida”, existe há dois anos e foi pensada especialmente para atender os Oficiais de Justiça com autismo e até mesmo seus dependentes. Pessoas que precisam que seus direitos sejam garantidos. Somos o único sindicato do país com essa comissão porque realmente queremos que todas as pessoas sejam incluídas”, destacou D’lamare Amorim.

Recentemente a comissão acompanhou o processo de servidores que ingressaram junto ao Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI) solicitando redução de carga horário devido a necessidade de acompanhamento dos filhos com TEA.